26 janeiro 2017

Energia solar é importante ferramenta para comunidades com acesso difícil à água (video)

Em vez de utilizarem os custosos e poluentes geradores a diesel, comunidades com difícil acesso à água começam a ter a alternativa de usar painéis solares para prover energia que bombeia água subterrânea


eCycle | ONU

Muitos lugares no mundo têm acesso limitado à água e precisam utilizar bombas de água elétricas para extrair a água subterrânea. Mas a eletricidade nem sempre é disponível, então essas bombas tradicionalmente são movidas a geradores a diesel, que são poluentes, caros e exigem manutenção constante. Sem contar que o próprio diesel custa dinheiro. 

Painéis solares

Painéis fotovoltaicos oferecem uma opção mais ecológica, sustentável e vantajosa em longo prazo para estas comunidades. Ao implantá-los o custo frequentemente é maior em comparação com o gerador a diesel, mas a manutenção é bem mais em conta e não há necessidade de adquirir combustível para que o aparelho funcione e bombeie a água. Uma experiência desse tipo que deu certo foi a de uma comunidade de mulheres no Benim, na África. Á água provida com o bombeamento de aparelhos que foram abastecidos por energia solar melhorou a alimentação e a renda de todas.

E, claro, o diesel polui o ar, o que pode proporcionar doenças respiratórias à população do entorno, coisa que não acontece com painéis solares. Confira a animação que detalha um pouco mais a respeito dessa questão.



Postar um comentário