21 dezembro 2016

Forte terremoto atinge leste da Indonésia

EFE

Um terremoto de magnitude 6,5 atingiu, nesta quarta-feira (21), as ilhas Barat Daya, no leste da Indonésia, sem que as autoridades informassem inicialmente de vítimas ou alerta de tsunami.


Resultado de imagem para indonesia

O hipocentro do terremoto foi localizado a 158 km sob o leito do mar de Banda, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que registra a atividade sísmica no mundo todo.

O mesmo órgão situou o epicentro a 278 km de Díli, capital do Timor-Leste, e a 372 km de Atambua, na província de Sonda Oriental.

No dia 26 de dezembro de 2004, um terremoto em águas indonésias formou um tsunami que levou destruição a diversos países banhados pelo Oceano Índico, causando mais de 226 mil mortes.

A Indonésia fica no chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de 7 mil tremores por ano.



20 dezembro 2016

Terremoto no Equador deixa mortos

Até o momento, duas mortes foram confirmadas. Hotéis em área turística ficaram destruídos.


Reuters


Um terremoto de magnitude 5,8 atingiu a costa do Equador no início desta segunda-feira (19), matando duas pessoas e deixando 15 feridos. De acordo com as autoridades, as atividades da refinaria de petróleo de Esmeraldas foram suspensas. Três hotéis na área foram destruídos e outras construções sofreram danos substanciais. 

Resultado de imagem para terremoto equador
Destruição causada pelo terremoto no Equador

O instituto geológico do país registrou o tremor na costa de Atacames, na província de Esmeraldas, a noroeste da capital Quito. O terremoto foi seguido por 15 réplicas de menor intensidade.

O presidente Rafael Correa se reuniu com autoridades locais na região, que já havia sofrido um terremoto de magnitude 7,8 este ano, quando 670 pessoas morreram e milhares ficaram desabrigadas.

"Lamentamos que uma senhora de 75 anos tenha sofrido um ataque cardíaco devido ao terremoto", disse a secretária nacional de resposta a desastres Susana Duenas a uma rádio local. Não havia informações sobre a segunda pessoa que morreu. 

A refinaria de Esmeralda, que tem capacidade de refinar 110 mil barris por dia, teve os trabalhos suspensos por precaução, disse à Reuters Pedro Merizalde, presidente da estatal Petroecuador. Ele afirmou que a infraestrutura da refinaria seria checada e que a paralisação deve durar dois dias.

Forte terremoto sacode sul das Ilhas Salomão

Tremor atingiu magnitude 6,7. Não há informações sobre vítimas ou danos materiais.


EFE

Um terremoto de magnitude 6,7 atingiu nesta terça-feira (20) as águas do sul das Ilhas Salomão, no Oceano Pacífico. As autoridades locais não informaram sobre vítimas ou danos materiais. 

Resultado de imagem para ilhas salomão

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico não emitiu alerta de ondas gigantes.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora a atividade sísmica no mundo todo, localizou o hipocentro a 35 km de profundidade e a 80 km da cidade de Kirakira, no sul da ilha de Makira.

Em abril de 2007, um terremoto de magnitude 8,1 gerou um tsunami que causou cerca de 30 mortes e devastou boa parte da ilha de Gizo, no oeste do país. 

As Ilhas Salomão estão situadas sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por aproximadamente 7 mil tremores por ano, a maioria moderados.


19 dezembro 2016

Tremor de 5,4 graus atinge o Equador

Terremoto foi registrado a 14 km da região de Propicia nesta segunda-feira (19). Ainda não há informações sobre danos ou vítimas.


Por G1, em São Paulo


Um terremoto de 5,4 graus de magnitude atingiu o Equador na madrugada desta segunda-feira (19). Ainda não há informações sobre possíveis danos ou vítimas e alerta de tsunami. 

Resultado de imagem para propicia equador

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, da sigla em inglês), o tremor ocorreu por volta das 2h11 no horário local (5h11 em Brasília) e teve seu epicentro a 14 km da região de Propicia com profundidade de 10 km.



18 dezembro 2016

Terremoto de 6 graus de magnitude sacode leste das Ilhas Salomão

Até o momento não houve alerta de tsunami para a região. Também não há informações de danos ou vítimas até agora.


EFE

Um terremoto de magnitude 6 sacudiu neste domingo (18) as águas a leste das Ilhas Salomão, no oceano Pacífico, sem que as autoridades tenham informado inicialmente de vítimas ou danos materiais.

Imagem relacionada
Ilhas Salomão

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum alerta. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que vigia a atividade sísmica no mundo todo, localizou o hipocentro a 39 quilômetros de profundidade e a 83 quilômetros a oeste da cidade de Kirakira.

Em abril de 2007, um terremoto de magnitude 8,1 gerou um tsunami que matou 30 pessoas e arrasou boa parte da ilha de Gizo, no oeste do país.

As Ilhas Salomão ficam sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria moderados.