22 agosto 2016

Lula 'fofa' com olhos arregalados chama a atenção de cientistas (vídeo)

Pesquisadores observaram que animal mais parece um brinquedo.
Segundo especialista, pode se tratar de uma nova espécie.


Associated Press

Uma equipe de cientistas e técnicos que observavam o fundo rochoso do mar no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, não contiveram seu entusiasmo ao avistar uma lula de cor vibrante e olhos arregalados.


Imagem da câmera NautilusLive mostra lula de olhos arregalados no fundo do oceano no sul da Califórnia  (Foto: OET/Nautiluslive via AP)
Imagem da câmera NautilusLive mostra lula de olhos arregalados no fundo do oceano no sul da Califórnia (Foto: OET/Nautiluslive via AP)

É possível ouvir a exclamação de admiração no vídeo postado na página do Exploration Vessel Nautilus, enquanto a câmera em um veículo operado remotamente se depara com o cefalópode roxo de olhos gigantes e redondos.

Então as piadas começaram. "Ele tem olhos estranhos", disse um dos observadores. "Chegue mais perto", disse outro. Um deles sugeriu que o animal parecia um brinquedo deixado por uma criança e outro que os olhos pareciam ter sido pintados.

A criatura "fofa" parece um cruzamento entre lula e polvo, mas é próximo de um molusco chamado choco, segundo os cientistas.

"Além da fofura dos olhos arregalados, há algo biologicamente interessante sobre essa observação", diz o especialista em cefalópodes Michael Vecchione, da Instituição Smithsonian. A criatura pode ser uma nova espécie, segundo ele.

Ele foi encontrado a cerca de 900 metros da superfície, o que é incomum, mas não inédito. Mas, além disso, o polvo não tem cromatóforos, células que permitem que ele mude de cor, como membros de sua espécie normalmente têm, afirmou Vecchione.

A questão permanece sem resposta porque esta lula continua no fundo do oceano, fora do alcance dos cientistas.



Postar um comentário