28 setembro 2014

Mais de 30 pessoas inconscientes são resgatadas de vulcão no Japão

Vítimas não respiram; Japão não confirma mortes até exame formal.
Monte Ontake entrou em erupção neste sábado.


Associated Press

Mais de 30 pessoas inconscientes foram encontrados neste domingo (28) no Monte Ontake, entre as cidades de Nagano e Gifu e que entrou em erupção neste sábado, segundo um oficial da polícia japonesa.

Os esforços de resgate no vulcão Ontake, no Japão, contam com o trabalho de 250 soldados e sete helicópteros (Foto: AP Photo/Kyodo News)Os esforços de resgate no vulcão Ontake, no Japão, contam com o trabalho de 250 soldados e sete
helicópteros (Foto: AP Photo/Kyodo News)


Acredita-se que estas pessoas estejam mortas, já que não estão respirando e seus corações pararam. No entanto, o Japão não confirma as mortes até que médicos da polícia façam um exame formal.

O vulcão entrou em erupção neste sábado, expelindo enormes nuvens de fumaça e pedras que mataram uma mulher e feriram pelo menos 34 pessoas – 12 de maneira grave. Cerca de 250 praticantes de caminhadas, que tentavam subir o vulcão quando a erupção ocorreu, ficaram inicialmente presos nas encostas. Mas a maioria conseguiram descer, e 40 tiveram que passar a noite em abrigos perto do topo.

Outras sete pessoas vivas foram resgatadas em três viagens, disse o oficial do Ministério da Defesa, Toshihiko Muraki. Todos estão conscientes e puderam caminhar, embora os detalhes de suas condições de saúde não estejam claras, disse.

Imagens da TV japonesa mostraram um soldado descendo de um helicóptero em uma encosta coberta de cinzas para resgatar um homem.

Os esforços de resgate contam com o trabalho de 250 soldados e sete helicópteros, além da polícia e dos bombeiros.

Em um vídeo postado no YouTube, alpinistas são vistos movendo-se rapidamente para longe do pico quando uma nuvem de cinzas surge acima e os “engole”.

Muitos dos que foram para o pé da montanha apareceram com roupas e mochilas cobertas de pó vulcânico. Eles relataram ser envolvidos por uma escuridão total por vários minutos.

A agência de meteorologia do Japão aumento o nível de alerta para o Monte Ontake para três, em uma escala de 1 a 5. Ela alertou às pessoas a se afastarem da montanha, já que cinzas e outros detritos poderiam cair em até 4 km de distância.

A última grande erupção do vulcão foi em 1979.

Postar um comentário