24 agosto 2014

Terremoto de 6 graus atinge norte da Califórnia e deixa dezenas de feridos

Duas pessoas ficaram gravemente feridas em Napa, produtora de vinhos.
Terremoto é o mais forte da região em 25 anos.


Do G1, em São Paulo

Um terremoto de 6 graus de magnitude abalou neste domingo (24) a região norte da Califórnia, anunciou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS). Pelo menos 87 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave. Além disso, prédios históricos foram danificados, algumas casas sofreram incêndios e a região de Napa ficou sem energia.

Topo de edifício é danificado após terremoto em Napa, na Califórnia, neste domingo (24) (Foto: Eric Risberg/AP Photo)Topo de edifício é danificado após terremoto em Napa, na Califórnia, neste domingo (24) (Foto: Eric Risberg/AP Photo)

O tremor aconteceu às 3h20 locais (7h20 de Brasília) ao noroeste da cidade de American Canyon, no estado da Califórnia, a uma profundidade de 10,8 quilômetros.

O terremoto é o maior tremor registrado na região desde o sismo de 7 graus em Loma Prieta, há 25 anos.

A maioria dos danos ficou centrada em torno de Napa, uma região conhecida pela produção de vinhos e pelo turismo.

Construções de alvenaria no centro de Napa, incluindo o tribunal histórico e a biblioteca, sofreram grandes danos, disseram autoridades da cidade.

"Tudo estava tremendo, as lâmpadas penduradas balançando para frente e para trás", disse Omar Lopez, 24, funcionário da noite em uma pensão em Santa Helena, a 15 minutos de Napa.

Os US Geological Survey (USGS) disse que o epicentro do terremoto foi a oito quilômetros a noroeste da cidade de American Canyon, no extremo norte da baía.

O terremoto foi o maior a atingir a área da baía de San Francisco desde o terremoto de Loma Prieto em 1989.

Califórnia declara estado de emergência

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência neste domingo na região ao norte que foi sacudida por terremoto. Brown pediu às agências estatais que ajudem nos trabalhos de assistência após o tremor.

"Meu escritório de serviços de emergência esteve completamente ativo desde primeira hora da manhã e está trabalhando estreitamente com os responsáveis de emergência em nível estadual e local para responder ao impacto crítico em estruturas de edifícios", afirmou o governador em comunicado.


Postar um comentário