03 agosto 2014

Lago misterioso aparece no deserto da Tunísia

Águas surgiram na região de Gafsa há três semanas.
Autoridades emitiram alerta; mas moradores usam local como piscina.


Do G1, em São Paulo

Um lago misterioso apareceu no deserto da Tunísia no mês de julho, criando um novo local de lazer para moradores locais e despertando curiosidade sobre sua formação.

Atividade sísmica pode ter levado uma porção de água subterrânea a chegar à superfície (Foto: Reprodução/Facebook/LAC de GAFSA)Atividade sísmica pode ter levado uma porção de água subterrânea a chegar à superfície (Foto: Reprodução/Facebook/LAC de GAFSA)

O local foi descoberto por pastores há cerca de três semanas. No início, o lago era azul, mas com o passar do tempo se tornou verde, com grande presença de algas, gerando um questionamento sobre uma possível contaminação de suas águas, segundo o jornal “Daily Mail”.

Apesar disso, a praia de Gafsa, como passou a ser chamado o local, passou a ser muito utilizada pelos moradores locais, que usam suas aguas para se refrescar do forte calor. Na região, as temperaturas chegam a 40ºC.

Ainda não houve nenhuma explicação para o surgimento do lago, mas alguns especialistas sugeriram que uma atividade sísmica possa ter levado uma porção de água subterrânea a chegar à superfície.

O escritório de Segurança Pública de Gafsa emitiu um alerta ao público avisando que o lago é perigoso e não apto para o mergulho, mas isso não interrompeu o uso das águas pelos locais.


Postar um comentário