Número de pessoas afetadas pela chuva no Paraná passa de 420 mil

Ao todo, 9 pessoas morreram e 6 estão desaparecidas em 3 cidades.

Mais de três mil moradores estão desabrigados; veja como ajudar.


Do G1 PR

O número de pessoas afetadas pela chuva no Paraná chegou a 422.435, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, às 9h desta terça-feira (10). No último boletim, divulgado às 18h de segunda-feira (7), tinham sido contabilizados 106.389 afetados. O número de desabrigados também aumentou de 2.935 para 3.341. Ao todo, 12.957 pessoas ficaram desalojadas e nove morreram. Quatro pessoas estão desaparecidas em Guarapuava, uma em Rebouças e outra em Paranavaí. Ainda de acordo com o boletim, 30 pessoas ficaram feridas. O temporal atingiu o estado entre sábado (7) e domingo (8) e atingiu 132 municípios.

A cidade mais atingida foi Cascavel, no oeste, com 150 mil pessoas prejudicadas pela chuva. Cinquenta moradores estão desabrigados no município. Ao todo, 79 cidades decretaram situação de emergência. Em Curitiba, vários caminhões da prefeitura recolhiam os móveis destruídos pela água na manhã desta segunda.

Várias quedas de barreira e alagamentos deixaram mais de 50 trechos interditados em rodovias estaduais e federais. Em São João do Triunfo, nos Campos Gerais, os moradores construíram sozinhos e com os próprios materiais uma escada de madeira para ligar uma ponte, destruída no domingo. As duas pontes que dão acesso ao município foram levadas pela cheia do Rio da Vargem. A prefeitura pediu para o Exército instalar uma ponte móvel.

A Defesa Civil deu início a uma campanha para ajudar os desabrigados do temporal. Há necessidade de colchões, cobertores, roupas de cama, fraldas, água, materiais de higiene e limpeza, roupas e cestas básicas. Veja como doar.



Vazão nas Cataratas

O volume das Cataratas do Iguaçu, no oeste, baixou por volta das 6h desta terça-feira (10) para 37 milhões de litros de água por segundo após o fim das chuvas. Mesmo assim, o índice ainda é 24 vezes acima do normal, que é de 1,5 milhão de litros por segundo.

Vaca presa em árvore

Uma vaca, que foi arrastada pela correnteza em um córrego, ficou presa a uma árvore,em Quedas do Iguaçu, no oeste do Paraná. O animal morto só foi encontrado na segunda, quando o nível do córrego baixou. Segundo a Defesa Civil, o animal foi arrastado depois que a chuva que caiu na região fez subir o nível do córrego que passa pela linha Estrela, região rural da cidade.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas