Chuveiro recicla água e a reaproveita no mesmo banho. Economia é de 70%

Água é reciclada ao longo do banho via pasteurização


eCycle

Uma companhia australiana desenvolveu uma ducha que é capaz de poupar até 70% de água, além de evitar gastos com energia. O conceito básico é a reciclagem, já que a água que escorre pelo ralo é reaproveitada automaticamente no próprio banho, voltando a molhar a cabeça do usuário.

Fabricada pela CINTEP, o "chuveiro mais eficiente do mundo", de acordo com seus desenvolvedores, usa apenas três litros de água limpa por banho. A reciclagem é feita por meio de um processo de pasteurização - sim, o mesmo utilizado em leites. A água reciclada passa por três filtros, por um processo de pasteurização quente, é diluída com 30% de água potável e imediatamente reutilizada. O processo todo leva cerca de 25 segundos.

Além de poupar cerca de 70% de água de um banho normal, o sistema também economiza energia, já que gasta menos eletricidade para canalizar a água até o chuveiro e para aquecê-la (ela se mantém em alta temperatura enquanto é reciclada).

De acordo com a empresa, não há o risco de uma outra pessoa tomar banho usando a água do "banhista" anterior, isso porque, no momento em que o chuveiro é desligado, a água utilizada é drenada pelo ralo comum e não mais pode ser reutilizada.

Para conhecer mais sobre a inovação, clique aqui. Confira o vídeo explicativo abaixo:



Postar um comentário

Postagens mais visitadas