Apagão também atingiu Acre e Rondônia, segundo ONS

Em pouco mais de 4 anos, Brasil teve 8 apagões de grandes proporções


LUCAS VETTORAZZO
DO RIO | FOLHA DE SP

O apagão ocorrido na tarde de terça-feira (4) atingiu também o Acre e Rondônia, elevando para 13 o número de Estados que foram atingidos pela falta de energia, além do Distrito Federal.

A informação consta do chamado IPDO (Informativo Preliminar Diário de Operação), divulgado nesta quarta pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

A interrupção do fornecimento de energia no país durou cerca de 40 minutos e atingiu ao menos 6 milhões de pessoas. De acordo com o IPDO, a interrupção foi equivalente a 5 mil MW (megawatts) de carga.

O boletim informa ainda que a causa do desligamento ainda não foi identificada. Explica apenas que às 14h03 ocorreu o desligamento automático de 12 linhas de transmissão que compõe a interligação entre os sistemas do Norte e do Sudeste do país.

Com o isso, houve outros desligamentos por medida de segurança, o que levou a um corte de energia para os estados de "Tocantins, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul".

De acordo com o boletim, o ONS precisou fazer um corte adicional de carga de 1.800 MW com o objetivo de sincronizar o sistema para sua volta, que começou a ocorrer por volta das 14h40.

Ontem, o presidente do ONS, Hermes Chipp, disse que o problema teve origem em curtos-circuitos em 2 das 3 linhas de transmissão entre Miracema (TO) e Serra da Mesa (GO). Com a queda das duas linhas, a terceira teria ficado sobrecarregado e caído também. Segundo o órgão, foi cortado o equivalente a 7% da carga total das áreas afetadas.

Editoria de Arte/Folhapress

Postar um comentário

Postagens mais visitadas