Tufão Nari deixa 4 mortos e 11 feridos no Vietnã

Mais de 120 mil pessoas foram evacuadas da região central do país

EFE

Ho Chi Minh - Pelo menos quatro pessoas morreram, 11 ficaram feridas e mais de 120 mil foram evacuadas após a passagem nesta terça-feira do tufão "Nari" pela região central do Vietnã, segundo o jornal "Tuoi Tre News".

"Nari", que perdeu força ao atravessar o mar da China Meridional vindo das Filipinas, onde causou 13 mortes, entrou nesta madrugada no Vietnã com ventos sustentados de 102 km/h e rajadas de 133 quilômetros.

O tufão, acompanhado por fortes chuvas, entrou pela cidade portuária de Da Nang, uma das principais do país com cerca de 900 mil habitantes, e pela província de Quang Nam, com quase 1,5 milhão de pessoas.

Na medida em que avança, com velocidade de 15 km/h rumo ao Laos, o ciclone arranca árvores, derruba postes da rede elétrica e faz os telhados voarem pelos ares, informou o "Tuoi Tre News".

Além disso, as fortes chuvas ameaçam com enchentes e deslizamentos de terra.

A Vietnam Airlines, a principal companhia aérea do país, cancelou e adiou mais de 20 voos que afetaram mais de 2 mil pessoas por causa do tufão.

As autoridades adotaram medidas preventivas como a suspensão das aulas e alertaram os pescadores para que não saíssem ao mar. Também aconselharam os residentes para que armazenassem comida e mantimentos por causa das previsíveis inundações, especialmente os moradores da região central do país.

O "Nari" deixou nas Filipinas 13 mortos, sete desaparecidos, 32 feridos e mais de 750 mil desabrigados, além de numerosos prejuízos, principalmente no setor agrícola e pesqueiro, no valor de 2,9 bilhões de pesos (cerca de 50 milhões de euros) nas províncias de Aurora e Nueva Écija,

O Vietnã sofre todos os anos com entre 8 e 10 tufões durante o período das monções.



-->
Postar um comentário

Postagens mais visitadas