03 outubro 2012

Ventos alcançam 102km/h em Passo Fundo-RS nesta madrugada

Maiores acumulados do país nas últimas 24 horas foram registrados no Estado

Rafaela Vendramini - Jornal do Tempo


Os intensos temporais atingem o Rio Grande do Sul desde a noite de ontem. A chuva acompanhada de vento forte é resultado de uma frente fria, que agora cria a cada dia uma nova área de instabilidade. Os maiores volumes de chuva do país até as 7 horas da manhã foram registrados no Estado. A cidade onde mais choveu nesta noite foi São Luiz Gonzaga, com acumulado de 59,8mm, o que corresponde a cerca de 30% da média para todo o mês.

As ventanias também trazem problemas para a população da região Sul. Nesta madrugada os ventos chegaram a 102km/h em Passo Fundo-RS e 90km/h em Mostardas-RS e Canguçu-RS. O vendaval derrubou árvores e destelhou casas, mas ainda não há registro de feridos. Em boa parte das cidades na faixa oeste do Estado tiveram rajadas de vento acima dos 50km/h.

O mau tempo no Rio Grande do Sul atrapalhou até o voo da Seleção Brasileira, que foi ontem para a Argentina para disputar o Super Clássico das Américas. A rota do voo teve que ser desviada cerca de 300km, entrar no Paraguai para depois pousar em terras argentinas, na cidade de Resistencia. O avião da seleção passou por uma forte turbulência e o piloto achou mais seguro aumentar a viagem em uma hora.

A terça-feira será chuvosa em todo Estado. Segundo os meteorologistas da Somar, essas chuvas apresentam potencial para transtornos, devido a fortes rajadas de vento, descargas elétricas e ocorrência de granizo. Em relação as temperaturas, no decorrer do dia no Rio Grande do Sul, por conta da nebulosidade consistente a temperatura não sobe muito, e não passa dos 26ºC.